Sempre preocupada em preservar o meio ambiente, em setembro de 2016, a CTIS destinou corretamente 2.172 kg de lixo eletroeletrônico para reciclagem e reaproveitamento correto dos componentes. Um mês depois, monitores e gabinetes foram transformados em novos computadores, garantindo a inclusão digital de jovens e adultos atendidos pelo Instituto Acesso de Promoção Cultural, Esportiva e Social de São Sebastião, ONG contemplada com os novos equipamentos.

A iniciativa socioambiental é realizada ao menos uma vez por ano pela CTIS em parceria com a Zero Impacto, empresa brasiliense que atua no gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos. Por meio da iniciativa, a CTIS destina corretamente equipamentos como gabinetes e monitores obsoletos de forma sustentável.

Para saber mais

O processo envolve coleta, transporte e processamento. Após destino adequado, os eletroeletrônicos são desmanufaturados, descaracterizados (no caso de discos rígidos ou equipamentos que armazenam dados, essas informações são tornadas inacessíveis) e, então, separados, tratados e reciclados, retornando para a cadeia produtiva, promovendo a economia de recursos. O que não pode ser utilizado ou está danificado é encaminhado para reciclagem adequada, de acordo com as leis ambientais.

Os itens de informática recuperados são destinados à inclusão digital por meio do Comitê da Democratização da Informática – CDI, que capacita jovens e adultos para o mercado de trabalho utilizando equipamentos recondicionados. Bibliotecas, escolas e ONGs são algumas das instituições beneficiadas. "De todos os computadores que foram destinados conseguimos recondicionar 20 máquinas; acreditamos que serão por volta de 35 máquinas recondicionadas de todas que foram destinadas pela CTIS", conta Gustavo Bertolino, diretor da Zero Impacto.

Você sabia?

Não destinar adequadamente os produtos eletroeletrônicos em fim de vida significa causar grave dano ao meio ambiente e à saúde humana, além de desperdiçar recursos naturais e econômicos. Faça sua parte! Descarte seu lixo eletrônico com responsabilidade.

Responsabilidade Ambiental

A CTIS é uma empresa certificada pela norma NBR 14001 e está ciente que o cuidado com o meio ambiente reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, sendo este um fator imprescindível para garantir a sustentabilidade e o futuro do planeta.

Além disso, a CTIS mantém internamente a Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI), onde descreve suas intenções e diretrizes globais relativas à qualidade, ao meio ambiente e à segurança da informação, formalmente expressas pela Alta Direção. No SGI, os processos que envolvem a execução das atividades da Companhia são padronizados, documentados e controlados por meio de indicadores. Ao mesmo tempo, são identificados os aspectos e impactos ambientais que estes processos podem causar, sendo definidas ações para minimizar ou até mesmo excluir a possibilidade de ocorrência. Esta é a integração: foco na excelência do processo e responsabilidade ambiental.

A Zero Impacto recebe: computador, notebook, servidor, mouse, teclado, caixa de som, cabos e fios, HD, memória ram, processador, placa-mãe ou outras placas fonte, recarregador, impressora, modem, roteador, hub, scanner, nobreak/estabilizador, aparelho celular, aparelho de fax, central telefônica, secretária eletrônica, vídeo cassete, aparelho de DVD, vídeo game, aparelho de som, mp3 player, máquina fotográfica, pequenos eletrodomésticos (liquidificador / batedeira / cafeteira / torradeira / forno elétrico, etc.) e ferramentas elétricas (furadeira / parafusadeira / lixadeira / serra elétrica / monitor / TV, etc.).

• 10-11-2016